Pesquisar
Close this search box.

Música e Games

Música e games, não tem como errar, certo? Sim, certo! Muitas músicas de videogames têm uma qualidade icônica que transcende os jogos e aparecem em filmes e séries de televisão.

Músicas e Games em Filmes

“Still Alive” – Portal (2007)

Assim, em Free Guy, a música de crédito final do jogo “Portal” é referenciada no filme “Free Guy”, que lida com a temática de videogames e inteligência artificial.

“Requiem for a Dream (Lux Aeterna)” – Clint Mansell (usada em trailers de jogos como “Assassin’s Creed”)

Então, o pesadíssimo, Requiem for a Dream, conta com Jared Leto lutando contra um vício. Embora, não seja originalmente de um jogo, a música “Lux Aeterna” foi amplamente utilizada em trailers de jogos, incluindo “Assassin’s Creed”. A associação de música e games neste caso, é referenciada em várias mídias.

“One Winged Angel” – Final Fantasy VII (1997)

Assim, em Detona Ralph, a música icônica de “Final Fantasy VII” é mencionada no filme “Wreck-It Ralph”, que celebra a cultura dos videogames.

Músicas e Games em Séries

“Tetris Theme” (Korobeiniki) – Tetris (1984)

Antes de mais nada, uma das séries de maior logenvidade da história, Os Simpsons. Música e games, são a combinação exata para Tetris. Este jogo clássico, é frequentemente utilizado em Os Simpsons, geralmente durante cenas que envolvem organização ou empilhamento.

“The Legend of Zelda Theme” – The Legend of Zelda (1986)

Assim, em The Big Bang Theory, em diversos episódios há referencias de músicas utilizadas em games. Então, em um dos episódios, utilizam a música tema de “The Legend of Zelda”.

“Super Mario Bros. Theme” – Super Mario Bros. (1985)

Sobretudo, é importante frisar que diversas séries de animações de adulto, como Os Simpsons e Family Guy, fazem menções a games. Então, utilizam o tema de “Super Mario Bros, geralmente em cenas que evocam nostalgia ou a cultura dos videogames.

“Gerudo Valley” – The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998)

Em um dos episódios de Robot Chicken, utilizam a ótima música de Ocarina of time, refletindo a influência de Zelda na cultura popular.

“Snake Eater” – Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004)

Então, na maravilhosa série Chuck, constantemente, temos referências a cultura dos videogames. Desta vez, a escolhida vez foi a música tema de Metal Gear Solid 3.

Mídia Diversa

“Baba Yetu” – Civilization IV (2005)

Em uma edição do The Grammy Awards, a música tema de “Civilization IV” ganhou um Grammy, e sua inclusão em diversas performances ao vivo ajuda a destacar a conexão entre música de jogos e cultura popular.

“Ezio’s Family” – Assassin’s Creed II (2009)

Westworld, de certa forma já é uma referência por si só ao que seria um jogo de simulação. Dessa maneira, pensando nisso, utilizam a icônica música de Assassin’s Creed II destacando, assim, a natureza épica e emocional da trilha sonora dos jogos.

“Megaman II Theme” – Megaman II (1988)

Novamente, em Os Simpsons, há uma referência ao mundo dos games. Desta vez, utilizam a música tema de Megaman II.

Notáveis Referências e Menções

“Pac-Man Fever” – Buckner & Garcia (1981)

Na série Futurama, assim como em outras séries de animação, diversas referências a jogos icônicos são feitas durante uma temporada regular. Embora a música seja inspirada pelo jogo “Pac-Man”, ela é mencionada em Futurama, uma série que frequentemente faz referências à cultura dos videogames dos anos 80.

“GTA Theme” – Grand Theft Auto: San Andreas (2004)

Em um dos episódios de The Sopranos, utilizam a icônica música do GTA San Andréas, refletindo a influência do jogo na cultura popular.

“Halo Theme” – Halo: Combat Evolved (2001)

Novamente, em The Big Bang Theory, então, temos uma clara referência a música tema de game, desta vez, ao clássico Halo.

Em suma, Música e Games, transcenderam os limites e se tornaram parte da cultura popular, sendo referenciadas e utilizadas em várias formas de mídia, como filmes e séries de TV.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.